TUTORIAL
PEDIDO DE DIPLOMA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

MESTRADO PROFISSIONAL

O pedido de diploma deve, obrigatoriamente, ser feito via SEI, conforme a Instrução Normativa PROPG/PROEG 06/2023:

  • Os seguintes processos devem ser relacionados:
  • Processo de solicitação de diploma (principal)
  • Processo de depósito de produto final (dissertação e produto educacional) na biblioteca (obrigatório)
  • Processo de inscrição e aprovação no processo seletivo de ingresso no PPGECN (obrigatório)
  • Processo de solicitação de defesa, contendo ATA e folha de aprovação (obrigatório)
  • Processo de solicitação de declaração de conclusão (não é obrigatório)

O processo gerado no SEI deve ser RESTRITO (com a justificativa de “informação pessoal”) e conter:

  • Formulário PROPG – Expedição/Registro de Diploma e Histórico com todos os campos preenchidos e assinado digitalmente pelo egresso;
  • Cópia, frente e verso, em PDF, do Diploma de Graduação, sendo a data de conclusão do curso de graduação anterior à data de matrícula no PPG;
  • Cópia, frente e verso, em PDF, de Documento de Identidade (qualquer documento de identidade reconhecido por lei, desde que contenha foto)
  • Certidão de regularidade do CPF, emitida pela RECEITA FEDERAL, em PDF.
  • Cópia, frente e verso, em PDF, da Certidão de Nascimento ou Casamento (com averbações, quando for o caso)
  • Solicitação de expedição de diploma, encaminhado à coordenação do PPGECN
  • Histórico consolidado (solicitar à coordenação)
  • Dissertação (em PDF), contendo Ficha Catalográfica emitida pela Biblioteca Central
  • Produto Educacional (em PDF), contendo aprovação pela banca avaliadora ou por comissão específica
  • Anexar cópia integral, em PDF, do processo de inscrição e matrícula do egresso, caso o programa não utilize o processo de inscrição para o processo seletivo
  • Anexar cópia integral, em PDF, do processo de entrega do produto final do egresso com aceite da biblioteca
  • Anexar cópia, frente e verso, em PDF, de Comprovante de Aprovação em Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras, conforme previsto no REGIMENTO INTERNO do programa ou no edital de seleção pelo qual o discente ingressou
  • Anexar cópia em PDF da ata de defesa da dissertação.
    1. A ATA deve conter, no mínimo, as seguintes informações:
      • Nome do discente
      • Nome do presidente da banca
      • Nome do orientador (caso este não esteja presidindo a banca)
      • data da defesa da dissertação
      • data de qualificação do discente
      • Nome do programa
      • Área de concentração (somente as registradas na Plataforma Sucupira)
      • Título da dissertação
      • Conceito (APROVADO(A)/REPROVADO(A))
      • Nomes dos examinadores internos, externos e suplentes da banca (com a indicação da IES que os mesmos pertencem)
      • Considerações da banca
      • Ciência do discente (pode ser assinatura via acesso como usuário externo ao SEI)
    2. A ATA deverá ser preenchida e assinada eletronicamente no sistema SEI por todos os membros presentes na defesa, inclusive o discente (ciência do discente)
    3. Caso a banca recomende alteração do título da dissertação, esta recomendação deverá estar expressa na ata, indicando o novo título. Caso o orientador opte pela mudança do título do trabalho após a defesa, os autos deverão ser instruídos com uma declaração, assinada pelo orientador ou pelo coordenador do PPG, informando o novo título do trabalho.
  •  Anexar ofício de encaminhamento à PROPG, devidamente assinado pela Coordenação, para concluir a instrução processual. No texto do ofício, o coordenador deverá afirmar que o egresso atendeu a todas as exigências para titulação previstas pelo PPG.

O processo de solicitação de depósito de produto final na Biblioteca (Resolução CONSEPE 106/2021, em específico o item III, artigo 8o), também deve ser realizado via SEI. Deverá ser encaminhado processo eletrônico, via sistema SEI, pelas secretarias ou coordenações dos PPG diretamente à Biblioteca Central/SDPE, com o respectivo arquivo do produto final da pós-graduação, devendo constar também, no processo, a ciência do(a) orientador(a) e do(a) coorientador(a). O processo deverá conter, obrigatoriamente:

  •  Arquivo digital do trabalho completo, em formato PDF/a, observando a existência de todos os elementos obrigatórios para trabalhos acadêmicos de acordo com a norma ABNT NBR 14724 em vigência, ou seja:
    1.  Elementos pré-textuais – capa, folha de rosto, ficha catalográfica (emitida via Biblioteca Central), folha de aprovação, resumo em língua vernácula com palavras-chave, resumo em língua estrangeira com palavras-chave, sumário.
    2. Elementos textuais
    3. Referências
    4. Elementos pós-textuais
  •  Termo de autorização do(a) autor(a) da dissertação para inclusão do documento no RI-UFMT, devidamente preenchido e assinado eletronicamente (formulário no SEI)
  • Cópia digitalizada da ATA de defesa da dissertação, com todas as assinaturas, em formato PDF/A, e, autenticada eletronicamente no sistema SEI; ou ATA de defesa da dissertação, gerada e assinada eletronicamente no sistema SEI.

SEI

Acesso para estudantes
e usuários externos.

Formulário

Formulário auxiliar para check-list de documentação para solicitação de diploma

Qualificação

Procedimentos para solicitar qualificação

Defesa

Procedimentos para solicitar defesa

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