Dissertações e produtos educacionais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

MESTRADO PROFISSIONAL

#
Dissertação
Produto Educacional
Autor
Orientador
Coorientador
Data da defesa
1Instrumentalizando o ensino de ciências: inclusão de alunos com deficiência visual por meio de conteúdos botânicosINSTRUMENTO DIDÁTICO BOTÂNICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS VISANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUALLURNIO ANTONIO DIAS FERREIRAPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM29/06/2012
2Trilha interpretativa: um processo de reflexão-na-ação do docente de ciências da naturezaTRILHA INTERPRETATIVA: UM PROCESSO DE REFLEXÃO-NA-AÇÃO DO DOCENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZAEDWARD BERTHOLINE DE CASTROPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM27/07/2012
3Equimídi@: uma hipermídia como estratégia pedagógica no ensino de equilíbrio químicoEQUIMÍDI@: UMA HIPERMÍDIA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICOEDIMÁRCIO FRANCISCO DA ROCHAPROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO01/08/2012
4Ensino de física para surdos: três estudos de casos da implementação de uma ferramenta didática para o ensino de cinemáticaINCLUINDO A FÍSICA: CINEMÁTICAEVERTON BOTANPROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO03/10/2012
5Paródia: uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energiaPARÓDIA: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICAMARCELO LUIZ DA SILVAPROF. DR. SÉRGIO ROBERTO DE PAULO13/10/2012
6Aprendizagem significativa crítica de tópicos de física nuclear por meio de aula de campoGUIA PARA AULA DE CAMPO SOBRE TÓPICOS DE FÍSICA NUCLEARSANDRA MARIA GOMES DE SOUSAPROF. DR. CARLOS RINALDI10/12/2012
7Petróleo, biocombustíveis, ambiente e desenvolvimento sustentável em mato grosso via ensino de ciênciasPETRÓLEO, BIOCOMBUSTÍVEIS, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM MATO GROSSO VIA ENSINO DE CIÊNCIASADEMIR PANIZSÉRGIO ROBERTO DE PAULO18/12/2012
8A metodologia de ensino de marie curie como uma proposta subjacente a abordagem de conceitos físicos nos anos iniciaisA PEDAGOGIA DE MARIE CURIEDERLI CLERIA DA SILVA CEZARPROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO19/12/2012
9Uma proposta de ensino do tema: meios de produção de eletricidade com uso de hipermídia à luz dos fundamentos da teoria da aprendizagem significativa críticaCONEXÃO ENERGIAJORCI PONCE DA SILVAPROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO21/12/2012
10Teatro científico: uma ferramenta didática para o ensino de físicaROTEIRO DA PEÇA OMBROS DE GIGANTESHÉRCULES GIMENEZPROF. DR. CARLOS RINALDI08/02/2013
11Hipermídia termoquim: uma estratégia pedagógica para o ensino de químicaHIPERMÍDIA TERMOQUIM: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICAMONICA SANTANA CARDOSO DE ABREUPROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO08/03/2013
12Biologia celular em ambiente virtual de aprendizagem a partir da realidade de escolas da rede pública estadual, cuiabá-mtTECNOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIACARLOS MAGNO MARTINS DOS ANJOSPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM31/05/2013
13Modelo atômico quântico: uma alternativa para introdução no ensino médioMODELO ATÔMICO QUÂNTICOJAIRO LUIZ MEDEIROS AQUINO JUNIORPROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO12/07/2013
14Vídeos didáticos: uma estratégia metodológica para ensinar conceitos de termodinâmicaVÍDEOS COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS DE FÍSICA DE TERMODINÂMICAEDEMAR HILLERPROF. DR. CARLOS RINALDI25/11/2013
15A aula de campo como alternativa metodológica para o ensino de ciências visando uma aprendizagem significativaGUIA PARA AULA DE CAMPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS VISANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAJULIANA ARAUJO DO CARMO SALES BARBOSAPROF. DR. CARLOS RINALDI25/11/2013
16Quimilig@: contribuições de um guia didático para o ensino de interações atômicas e moleculares na educação básicaQUIMILIG@CLAUDIA REGINA SOARES MAGNANIPROF. DR. IRENE CRISTINA DE MELLO14/02/2014
17Objetos de aprendizagem: uma alternativa para o ensino de conceitos de eletrostática no ensino médioA FORÇA ELÉTRICA NOS PÊNDULOSALEXANDRE DA SILVAPROF. DR. CARLOS RINALDI18/02/2014
18Aprendizagem Baseada em Projetos em aulas de Física: Conceitos relacionados a Acidentes de TrânsitoANDERSON AUGUSTO BRITO BURTON25/02/2014
19Quimigui@: uma estratégia para elaboração de materiais didáticos textuais de químicaQUIMIGUI@SONIA BIAGGI ALVES DE ALENCARPROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO11/06/2014
20Ensino de física nos anos inciais do ensino fundamental utilizando aulas de atletismoEDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO DE FÍSICA NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IKÁTIA ALESSANDRA FERREIRA ROJAS DO NASCIMENTOPROFA. DRA. ADRIANA MARQUES TOIGO28/07/2014
21Utilização de experimentos de baixo custo e de simulações computacionais no ensino de física em escolas públicasUTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS E DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICASADRIANO MAMEDES SILVA NASCIMENTOPROF. DR. EDUARDO AUGUSTO CAMPOS CURVO18/08/2014
22Contribuições de atividades experimentais investigativas na aprendizagem de conteúdos microbiológicosCADERNO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS MICROBIOLÓGICAS – CAPMICROREGINALDO BENEDITO FONTES DE SOUZAPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM20/08/2014
23Sapiando’: produto educacional para o ensino sobre anfibiofauna na modalidade da educação de jovens e adultosSAPIANDO’: PRODUTO EDUCACIONAL PARA O ENSINO SOBRE ANFIBIOFAUNA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSDÉBORA DUTRA PINHEIROPROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI29/09/2014
24A beleza da geometria das estações do anoA BELEZA DA GEOMETRIA DAS ESTAÇÕES DO ANOMAURINO ATANÁSIOPROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO29/09/2014
25Webgincana: uma estratégia didática para o ensino de ciênciasWEBGINCANA DA CLONAGEMIRTES CAMPOS PEREIRAPROFA. DRA. SALETE KIYOKA OZAKI11/11/2014
26Reprodutivo – saúde e prevenção nas escolasMATERIAL PARA O ENSINO DA UMIDADE RELATIVA DO AJOÃO AMÉRICO ESGANZELAPROF. DR. MARCELO PAES DE BARRO09/12/2014
27Debates orientados: uma abordagem da aprendizagem ativa em física para o ensino médioDEBATES ORIENTADOSJOSÉ FERREIRA LEITE FILHOPROF. DR. MAX DE OLIVEIRA ROSS16/12/2014
28Práticas instrucionais de aprendizagem ativa em física para o ensino médioADERNO DE PRÁTICAS INSTRUCIONAIS DE APRENDIZAGEM ATIVA EM FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIOWENDERSON ALVES DE OLIVEIRAPROF. DR. MAX DE OLIVEIRA ROSS17/12/2014
29Sistema educatics: software online para auxiliar docentes da educação básica no contexto das tecnologias digitaisEDUCATICSJOÃO VINÍCIUS FERRAZ DIAS FERREIRAPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM27/02/2015
30Visualize a sua voz: uma proposta para o ensino de ondas sonorasVISUALIZE A SUA VOZ: UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE ONDAS SONORASMURIEL ANDRÉ DE MOURAPROF. DR. EDUARDO AUGUSTO CAMPOS CURVO10/03/2015
31MARCOS GONÇALVES GUIMARÃES CORREIA LIMA17/03/2015
32Proposta didática: o mapa conceitual à luz das práticas sociais de linguagemPROPOSTA DIDÁTICA: O MAPA CONCEITUAL À LUZ DAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LINGUAGEMJÚVIO MARCELO DE ALMEIDA BITTENCOURTPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM22/05/2015
33A dança como recurso pedagógico no ensino sobre o sistema ósseo: uma proposta de inclusão para alunos surdosA DANÇA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO SOBRE O SISTEMA ÓSSEO: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO PARA ALUNOS SURDOSJOSUÉ SHIMABUKO DA SILVEIRA JUNIORPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM02/06/2015
34Mapa conceitual como ferramenta para o ensino das leis da termodinâmicaMAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DAS LEIS DA TERMODINÂMICABENEDITO CARLOS DE JESUSPROF. DR. CARLOS RINALDI01/07/2015
35O uso da experimentação como instrumento de ensino de física na formação continuada de professoresGUIA DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE FÍSICAALESSANDRO BATISTA DE ARAÚJOPROF. DR. FREDERICO AYRES DE OLIVEIRA NETO10/07/2015
36Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de cuiabá mtNO MUNDO DAS FOLHASLEODENIL ALVES DUARTEPROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI13/08/2015
37Educação ambiental: uma realidade por meio da aplicação da oficina ‘sou eco 13’ como recurso pedagógico no ensino de ciênciasOFICINA ‘SOU ECO 13PATRÍCIA MACHADO DE OLIVEIRAPROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI13/08/2015
38Sua nova majestade a soja: um paradidático como estratégia pedagógica para o ensino de química em mato grossoSUA NOVA MAJESTADE: A SOJADAIANA DAL PUPOPROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO14/08/2015
39O ensino introdutório da teoria da endossimbiose sequencial a luz da teoria da complexidade na educação de jovens e adultos, no município de alta floresta, mtGUIA – ENSINANDO A TEORIA DA ENDOSSIMBIOSE SEQUENCIAL A LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE NO ENSINO MÉDIOGRACIELI DA SILVA HENICKAPROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO24/08/2015
40Roteiro de aula de ciências à luz da pedagogia waldorfROTEIRO DE AULA DE CIÊNCIAS À LUZ DA PEDAGOGIA WALDORFCLARISSA MOESCH WELTERPROF. DR. DENILTON CARLOS GAIO26/08/2015
41Na trilha da aventura: contribuições do role playing game (rpg) como um guia didático para o ensino de químicaNA TRILHA DA AVENTURA: ENSINANDO E APRENDENDO QUÍMICA COM RPGJEFERSON LUCAS ZANINPROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO28/08/2015
42Horta sensorial como apoio aos professores de ciência naturais no contexto da educação inclusivaGUIA PEDAGÓGICO PARA O ENSINO INCLUSIVO DE TEMAS DE CIÊNCIAS: MORFOLOGIA DE ANGIOSPERMASEURICO CABREIRA DOS SANTOSPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM04/09/2015
43Espia lá: um aplicativo educacional em dispositivo móvel que organiza e facilita o acesso a produtos educacionaisESPIA LÁ: UM APLICATIVO EDUCACIONAL EM DISPOSITIVO MÓVEL QUE ORGANIZA E FACILITA O ACESSO A PRODUTOS EDUCACIONAISÉRIKA CASSIA DE ALMEIDA SOARES KURPEL DARONPROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES10/09/2015
44Plantas medicinais, ensino de biologia e educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola municipal norberto josé gehlen (comunidade flor da serra, matupá, mato grossoAS PLANTAS MEDICINAIS E O ENSINO DE BIOLOGIAEVERALDO ANTONIO DILLPROF. DR. GERMANO GUARIM NETO25/09/2015
45O gerador elétrico como proposta didática para o ensino de física: da formação continuada ao ensino contextualizadoO GERADOR ELÉTRICO COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA: DA FORMAÇÃO CONTINUADA AO ENSINO CONTEXTUALIZADODIRLEI PERINPROF. DR. MIGUEL JORGE NETO12/11/2015
46Teoria da aprendizagem significativa: análise de um curso de formação continuada para professores de biologiaTEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIAMARY CARNEIRO REZENDEPROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI19/11/2015
47Unidades de ensino potencialmente como estratégia didática para formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamentalALFACIÊNCIASELAINE CRISTINA DA SILVA MOREIRAPROFA. DRA. MARIA SALETI FERRAZ DIAS FERREIRA30/11/2015
48Experimentoteca culinária: uma perspectiva lúdica na discussão do conceito de reação química na formação continuada de professoresEXPERIMENTOTECA CULINÁRIAADÃO LUIZ PATROCINOPROFA. DRA. SALETE KIYOKA OZAKI08/12/2015
49Mapas táteis como recursos didáticos-suporte para o ensino de ciências aos alunos com deficiência visualGUIA DIDÁTICO DE PRODUÇÃO DE PARA PROFESSORES DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAISVALDITE APARECIDA HEINZENPROF. DR. KILWANG KYA KAPITANGO-A-SAMBA14/12/2015
50Uma proposta de aprendizagem significativa para o ensino médio de conceitos relacionados à eletrização e à lei de coulombJOGO DE CARTAS: ELETRIZAÇÃO E LEI DE COULOMBBEINE JOSÉ DA SILVAPROF. DR. DENILTON CARLOS GAIO21/12/2015
51Labhorta: contribuições de um caderno pedagógico para o ensino de biologia e químicaCADERNO PEDAGÓGICO LABHORTA: ESPAÇO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAISJULIANA ALVES PEREIRA CAPANEMAPROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO18/03/2016
52Experiment@: guia de experimentos com abordagem investigativa para o ensino de químicaEXPERIMENT@: ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICAELISANDRA CHASTEL FRANCISCHINI VIDRIKPROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO06/04/2016
53Atividades experimentais como recurso pedagógico ao ensino de ciências naturais e matemáticaATICIÊNCIAS: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM CIÊNCIAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVASENILDE SOLANGE CATELANPROF. DR. CARLOS RINALDI02/05/2016
54Etnoconhecimento como possibilidade de diálogo no ensino de ciências: um estudo de caso na comunidade vale do amanhecer, juruena-mtO CAMINHO PEDAGÓGICO DA CASTANHA DO BRASILANTONIO CARLOS FANECA SANTOSPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM06/05/2016
55A utilização das tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e da matemática no ensino médio em alta floresta, mtFORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E DA MATEMÁTICA COM FOCO NA UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS RELACIONADOS À MICROSCOPIA ÓPTICASIMONE JOSÉ APARECIDA DA SILVA SANTOSPROF. DR. EDUARDO AUGUSTO CAMPOS CURVO20/05/2016
56Um curso de física aplicado à educação escolar indígenaGUIA PARA O ENSINO DAS VARIÁVEIS CLIMATOLÓGICAS NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUDFRANCISCO AMÉRICO DA SILVAPROF. DR. MARCELO PAES DE BARRO03/06/2016
57O cogsentidos como facilitador da aprendizagem de estudantes surdos e ouvintesAPRESENTAÇÃO INCLUSIVA DO COGSENTIDOSTATIANE FERNANDA LOPES HARDOIMPROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI17/06/2016
58Unidade de ensino potencialmente significativa: um novo jeito de abordar o tema – o espectro eletromagnéticoUNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: UM NOVO JEITO DE ABORDAR O TEMA – O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICOCHRISTIANE VALERIA COSTETTI DOS SANTOS ZUBLERPROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO27/06/2016
59A contribuição das atividades práticas nos ensinos de física e matemáticaGUIA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE FÍSICAVILSON VALDEMAR RUVERPROF. DR. MARCELO PAES DE BARRO27/06/2016
60Contribuições de projetos formativos desenvolvidos na sala de educador ao ensino de ciências naturais do 1° e 2° ciclosCONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS FORMATIVOS DESENVOLVIDOS NA SALA DE EDUCADOR AO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS DO 1° E 2° CICLOSJOSIANI LEITNER RIBEIROPROF. DR. KILWANG KYA KAPITANGO-A-SAMBA01/07/2016
61Fractal – a geometria da natureza aplicada no ensino médio no ensino de físicaFRACTAL – A GEOMETRIA DA NATUREZA APLICADA NO ENSINO MÉDIO NO ENSINO DE FÍSICAJOSEMY BRITO DA SILVAPROF. DR. SÉRGIO ROBERTO DE PAULO19/08/2016
62Vamos falar de evolução!! A construção de um guia teórico para o ensino de evolução biológicaVAMOS FALAR DE EVOLUÇÃO!!LARISSA PEDROSO REISPROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI16/09/2016
63Análise do perfil e das necessidades de formação continuada dos professores de matemática que lecionam física nas escolas estaduais do município de sinop – mtTUTORIAL PARA PROFESSORES QUE LECIONAM FÍSICA: LABORATÓRIO VIRTUAL – PHETROSANGELA ROGÉRIA GRIEPPROF. DR. KILWANG KYA KAPITANGO-A-SAMBA29/11/2016
64Extração de óleos essenciais por arraste a vapor: sequência didática para proporcionar aprendizagem de conceitos de químicaEXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS POR ARRASTE A VAPOR: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA PROPORCIONAR APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE QUÍMICAJOÃO AUGUSTO VALENTIMPROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES10/03/2017
65Sala de aula, um sistema autopoiético para a educação em saúde com uso do aplicativo sambiSALA DE AULA, UM SISTEMA AUTOPOIÉTICO PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM USO DO APLICATIVO SAMBIMONICA ÉRIKA PARDIN STEINERTPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM22/03/2017
66Planejamento: otimizando o ensino de química para eja por meio de temas do cotidianoPLANEJAMENTO: OTIMIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA PARA EJADANIELA RAPHANHIN DA SILVAPROFA. DRA. SALETE KIYOKA OZAKI26/05/2017
67Partículas elementares no 4 ano do ensino fundamental: uma primeira abordagem  via unidades de ensino potencialmente significativasPARTÍCULAS ELEMENTARES NO 4 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PRIMEIRA ABORDAGEM  VIA UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVASCÉLIA MÔNICA PINHEIRO ORMONDPROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO22/06/2017
68Déficit de aprendizagem na visão da inclusão: material alternativo como facilitador da aprendizagem de operações de cálculos numéricos: estudo de casoDÉFICIT DE APRENDIZAGEM NA VISÃO DA INCLUSÃO: MATERIAL ALTERNATIVO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES DE CÁLCULOS NUMÉRICOS: ESTUDO DE CASOZEINA APARECIDA DE ARRUDAPROF. DR. SÉRGIO ROBERTO DE PAULO07/07/2017
69O silêncio diz muito: a educação em sexualidade como mecanismo de empoderamento da criançaO SILÊNCIO DIZ MUITO: A EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE COMO MECANISMO DE EMPODERAMENTO DA CRIANÇALEIZE LIMA DE OLIVEIRAPROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI11/08/2017
70A história da ciência viabilizando a contextualização no ensino de físicaA HISTÓRIA DA CIÊNCIA VIABILIZANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICARICARDO FIGUEIREDO SANTOSPROF. DR. FREDERICO AYRES DE OLIVEIRA NETO21/08/2017
71O uso de parques urbanos para o ensino de ciências e biologia na cidade de cuiabáO USO DE PARQUES URBANOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA CIDADE DE CUIABÁREICLA LARISSA JAKIMIM SCHMIDT VILLELAPROFA. DRA. MARIA SALETI FERRAZ DIAS FERREIRA21/11/2017
72Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletrólise na educação básicaUMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETRÓLISE NA EDUCAÇÃO BÁSICAANA LAURA DA SILVA MARTINSPROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES24/11/2017
73Ensino de conceitos de termodinâmica: estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem em físicaENSINO DE CONCEITOS DE TERMODINÂMICA: ESTAÇÃO METEOROLÓGICA COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM EM FÍSICARITA DE CÁSSIA CONTIMPROF. DR. MARCELO PAES DE BARRO05/12/2017
74Utilização dos espaços alternativos de aprendizagens na escola: possibilidades para a iniciação científica como estratégia para o ensino de biologiaGUIA DIDÁTICO PARA UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS ALTERNATIVOS DE APRENDIZAGENS NA ESCOLAMUNIR KASSEN FARESPROFA. DRA. MARIA SALETI FERRAZ DIAS FERREIRA23/01/2018
75Sequências didáticas e canteiros de ervas aromáticas: estratégias para aprendizagem signivicativa de conteúdos botânicos no ensino médioSEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E CANTEIROS DE ERVAS AROMÁTICAS: ESTRATÉGIAS PARA APRENDIZAGEM SIGNIVICATIVA DE CONTEÚDOS BOTÂNICOS NO ENSINO MÉDIOEDMAN WEVERTON DO PRADOPROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI07/05/2018
76Uma proposta de ueps para o ensino da eletricidade e magnetismoUEPS PARA PROFESSORESCHARLES ADRIANO OURIVES CORRÊAPROF. DR. MIGUEL JORGE NETO06/06/2018
77A olimpíada mato-grossense de química e as tic: melhorando o rendimento escolarA OLIMPÍADA MATO-GROSSENSE DE QUÍMICA E AS TIC: MELHORANDO O RENDIMENTO ESCOLARVAGNER JOSÉ MARTINSPROFA. DRA. SALETE KIYOKA OZAKI24/07/2018
78Educação ambiental na educação básica: uma alternativa significativa por meio da inserção de aula de campoGUIA DE AULA DE CAMPOANA FLAVIA SILVIA DE ASSISPROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI16/08/2018
79Atividades experimentais para a construção de conceitos em hidrostática e hidrodinâmicaREDESCOBRINDO: UM JOGO DE TABULEIRO PARA COMPREENDER CONCEITOS LIGADOS ÀS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SOBRE HIDRODINÂMICA E HIDROSTÁTICAARIADNE CARLA SOARES NEVES FONSECAPROF. DR. FREDERICO AYRES DE OLIVEIRA NETO24/08/2018
80Horta escolar: possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integralHORTA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE UM RECURSO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR EM UMA ESCOLA INTEGRALKATIUSCIA RODRIGUESPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM24/09/2018
81Conservação de alimentos: uma sequência didática interativa na perspectiva ctsaCONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA NA PERSPECTIVA CTSAELIANE GLERIAN LEITEPROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES04/10/2018
82A química do canjinjim: na interface entre a cultura e o ensino de ciênciasA QUÍMICA DO CANJINJIM: NA INTERFACE ENTRE A CULTURA E A CIÊNCIAFABIA ELAINE FERREIRA DE MELOPROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES29/11/2018
83A interdisciplinaridade auxiliando a construir conceitos químicos com a temática águaRELATO DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ABORDANDO A TEMÁTICA ÁGUA NO ENSINO MÉDIOMARIA APARECIDA ARAÚJO SOFTOVPROFA. DRA. SALETE KIYOKA OZAKI01/02/2019
84Educação ambiental e a teoria da complexidade: o ensino de química abordado pela problematização do ambienteEDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA INTER-RELAÇÃO SOCIOCULTURAL COM OS CICLOS BIOGEOQUÍMICOSIZABEL CRISTINA BRITO TEIXEIRA DE MORAESPROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES11/02/2019
85Aprendizagem de processos bioquímicos de panificação por alunos do ensino médio no contexto inclusivo e colaborativoO PÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIOMARINALVA GOMESPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM25/02/2019
86Avaliação formativa em processos de ensino e aprendizagem de química: um estudo da temática socioambiental resíduo sólidoDESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS:UMA PROPOSTA AVALIATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICALAÍS REGINA FRANÇAPROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES20/03/2019
87Software educacional aplicado ao estudo dos ácidos nucleicos, expressão e mutação gênicaBIO GENÉTICA – SOFTWARE EDUCACIONAL APLICADO AO ESTUDO DOS ÁCIDOS NUCLEICOS, EXPRESSÃO E MUTAÇÃO GÊNICAMONIKA MICHELLY APARECIDA NUNESPROFA. DRA. LENICY LUCAS DE MIRANDA CERQUEIRA25/03/2019
88Física aplicada ao ensino de técnicas policiais – faetpFASCÍCULO – TÓPICOS DE FÍSICA APLICADA AO ENSINO DE TÉCNICAS POLICIAISJEFFERSON DOS SANTOS DUCCAPROF. DR. MIGUEL JORGE NETO27/03/2019
89As mudanças climáticas no contexto escolar, das ciências da natureza e no ensino de biologiaOFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICASALEXANDRE FAGUNDES CESÁRIOPROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI04/07/2019
90O caráter corpuscular da radiação através do efeito fotoelétrico: uma proposta didáticaO caráter corpuscular da radiação através do efeito fotoelétrico: uma proposta didáticaCLÉIA NEVES BUENOPROF. DR. FREDERICO AYRES DE OLIVEIRA NETO22/07/2019
91Robótica educacional no ensino de física para o ensino médio via aprendizagem ativa.MANUAL DE ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE FÍSICAEROS JOÃO DAMASCENO BAZANPROF. DR. MAX DE OLIVEIRA ROSS29/07/2019
92Paradidático como estratégia pedagógica para o ensino de química: aprendendo com uma planta chamada cana-de-açúcarQUIMICANAKARINA SASSO FERNANDESPROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO29/08/2019
93Ensino de química em destaque: proposta de sequência didática para o estudo de soluçõesENSINO DE QUÍMICA EM DESTAQUE: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE SOLUÇÕESHANDERSON RODRIGO ALVESPROF. DR. MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO18/09/2019
94Epistemologia e ensino de ciências: uma proposta de formação para professores de química e ciências naturaisEpistemologia para o Ensino de CiênciasANDREZA ESTÉFANE SILVEIRA GONÇALVESPROF. DR. MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO02/10/2019
95Cerâmicas e interações cts: uma abordagem experimental para o ensino de química e o estudo de zonas de sentidos dos sujeitos envolvidos na pesquisaCerâmicas e Interações CTS (Ciência,  Tecnologia e Sociedade): Uma Abordagem Experimental para o Ensino de QuímicaMIRELE CRISTINA FURLAN ROCHAPROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES12/12/2019
96O desenvolvimento profissional docente e o diálogo entre ciência e religiãoCiência e religião no ensino de ciências naturais: pode isso?ANA PAULA ALBONETTE DE NÓBREGAPROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES16/12/2019
97Projeto e avaliação de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre cinemática escalar: uma abordagem fundamentada no conceito de demanda de aprendizagemGUIA DO PROFESSOR – SEQUÊNCIA DIDÁTICA (TLS) EM CINEMÁTICA ESCALARSILVANE TORTELLI GUARREZIPROF. DR. MARCELO PAES DE BARRO17/02/2020
98Educação em saúde com adolescentes no aspectoEDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES NO ASPECTO REPRODUTIVO – SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLASJÉSSICA FLÁVIA DA SILVA OLIVEIRAPROFA. DRA. LENICY LUCAS DE MIRANDA CERQUEIRA19/03/2020
99Uma proposta de capacitação para elaboração de aulas de ciências inclusivasAcessibilidade e Inclusão para o Ensino de CiênciasSUELEN ESTULANO MARÇALPROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO27/03/2020
100Ferramentas didáticas no ensino de óptica: uma pesquisa aplicada com os educandos do terceiro ano do ensino médio de rio branco-mtJogo da Trilha ÓpticaALZIRA SILVA MOREIRAPROF. DR. FREDERICO AYRES DE OLIVEIRA NETO30/03/2020
101Química forense para o ensino de química: uma abordagem lúdica e experimental a partir de um livro paradiáticoQuímica forense: uma abordagem lúdica e experimental a partir de um livro paradiáticoDOUGLAS FREITAS DE OLIVEIRAPROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES24/07/2020
102Protozoários “vilões ou mocinhos”? Sua importância ecológica nos ecossistemas: uma proposta inclusiva para aulas de ciênciasPROTOZOÁRIOS “VILÕES OU MOCINHOS”? A SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA NOS ECOSSISTEMAS: UMA PROPOSTA INCLUSIVA PARA AULAS DE CIÊNCIASJOSEFA SILVA DOS SANTOSPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM21/08/2020
103O jardim sensorial como espaço de aprendizagem para o ensino de ciências naturais e biologiaO JARDIM SENSORIAL COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLOGIAFLAVIA KAROLINA PEREIRA BARRETO BETTIOLPROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTIProfa. Dra. Giseli Dalla Nora30/09/2020
104Estratégias de ensino por meio de analogias: uma proposta de guia didático para professores de químicaQUÍMICA COM ANALOGIAS GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICAROSIANE ALEXANDRE PENA GUIMARÃESPROF. DR. MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO08/12/2020
105Tema sociocientífico em ciências naturais: uma proposta de paradidático para o estudo dos agrotóxicosAGROTÓXICOS EM FOCONÚBIA DUARTE DA CRUZPROF. DR. MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO11/12/2020
106Educação em ciências naturais para estudantes surdos: potencialidades e desafios no uso de uma plataforma virtualPLATAFORMA VIRTUAL PARA O CENTRO ESTADUAL DE ATENDIMENTO E APOIO AO DEFICIENTE AUDITIVO – CEAADAJOELSON MARCELO DE MIRANDAPROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI17/12/2020
107Jogos e aprendizagem híbrida: desafios e possibilidades didáticas colaborativas no ensino de genéticaROTEIRO PARA O PROFESSOR: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS COLABORATIVAS NO ENSINO DE GENÉTICALUCIELE MATOS DO CARMO COSTAPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM26/02/2021
108A função social do ensino de química no sentido de um protagonismo juvenil no contexto da economia solidáriaPRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DO ÓLEO DE SOJA REUTILIZÁVEL NO CONTEXTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIACREIDE DO NASCIMENTO SILVA DE PAULA AZEVEDOPROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES03/03/2021
109Proposta de uma sequência didática para o estudo dos transgênicos a partir da abordagem ctsTransgênicos em Pauta – Guia didático para o ensino dos transgênicosJONISE MARQUES DE OLIVEIRAPROFA. DRA. LENICY LUCAS DE MIRANDA CERQUEIRA24/03/2021
110Reflexões sobre o conceito de alimentação saudável para o ensino de ciências e biologiaPossibilidades para a promoção da alimentação saudável: tema transversal contemporâneoARGILENA CARDOSO AMARAL LEITEPROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI26/03/2021
111O ensino de genética no contexto da educação do campo: uma sequência de ensino por investigaçãoGenética: o Ensino por Investigação para ProfessoresKÁSSIA PAULA OLIVEIRA DA SILVAPROFA. DRA. LENICY LUCAS DE MIRANDA CERQUEIRA31/03/2021
112Ecologia do solo e a contextualização dos conceitos de ácido, base e equilíbrio químicoEcologia do solo e a contextualização dos conceitos de ácido, base e equilíbrio químicoADRIANA PAULA DE OLIVEIRA FRANCOPROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES31/03/2021
113Aprendizagem baseada em projetos em aulas de física: conceitos relacionados a acidentes de trânsitoAprendizagem baseada em projetos em aulas de física: conceitos relacionados a acidentes de trânsitoANDREIA GOMES FURTADO AGUILLERAPROF. DR. MIGUEL JORGE NETO18/06/2021
114História da ciência para formação docente face à relação ciência e religiãoEnsino de Ciências Naturais na Interface com a Religião: subsídios teóricos e historiográficosSUZILENE DAMAZIO DE LARA CAMPOSPROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES20/08/2021
115O letramento científico e o pensamento crítico na era da hiperinformação: promovendo imunidade contra as pseudociências e a anticiência#ChecandoComCiênciaODENILTON JÚNIOR FERREIRA DOS SANTOSPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM21/09/2021
116O experimento do balde de newton sob a interpretação da mecânica newtoniana e da mecânica relacionalPelos caminhos da Mecânica Relacional : Atividades para sala de aulaLUCIANA VITAL DANTAS SOUZAPROF. DR. FREDERICO AYRES DE OLIVEIRA NETO26/11/2021
117A ludicidade como estratégia no ensino de física no ensino fundamentalMALETA DINÂMICA: LUDICIDADE NO ENSINO DE FÍSICAJOÃO FERREIRA FONSECAPROF. DR. FREDERICO AYRES DE OLIVEIRA NETO09/12/2021
118Connect park: um aplicativo mobile para interações no bioma cerrado na perspectiva do ensino de ciências naturais inclusivoROTEIRO DIDÁTICO PARA AULA DE CAMPO COM O APLICATIVO MOBILE CONNECT PARKDOUGLAS MENDONÇA GARINPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM20/12/2021
119A curricularização da extensão e os desafios para a formação docenteCiências Naturais em Extensão: Proposta de ProjetoNATÁLIA ÁVILA MORAESPROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES20/12/2021
120Atividade lúdica no ensino de química: uma proposta de guia didático para o estudo de termoquímicaEntre o cotidiano e a Ciência: Debates TermoquímicosGENIVANIA SILVA OLIVEIRA MARTINSPROF. DR. MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO25/02/2022
121Feira de ciências e mostras: propostas para a alfabetização científicaFEIRAS E MOSTRAS CIENTÍFICAS: Orientações para o projeto de PesquisaENEIDA APARECIDA JEZUR KATOPROFA. DRA. LENICY LUCAS DE MIRANDA CERQUEIRA28/03/2022
122Modelos virtuais e modelagem didática: uma abordagem significativa para o ensino da embriologia animal – do zigoto à neurulaçãoModelos Virtuais e Modelagem Didática: uma abordagem significativa para o ensino da embriologia animal – do zigoto à neurulaçãoCARLOS FARIA SILVAPROF. DR. EDWARD BERTHOLINE DE CASTRO30/03/2022
123Resíduos sólidos e educação ambiental: possibilidade de vivenciar uma proposta de sequência de ensino investigativaResíduos Sólidos e Educação Ambiental: possibilidade de vivenciar uma proposta de sequência de ensino investigativaROSINEY SILVA NEVESPROF. DR. EDWARD BERTHOLINE DE CASTRO12/04/2022
124Jogo didático: atividade significativa no ensino de configuração eletrônicaJogando com o Diagrama de Linus PaulingESTELITA SIMÕESPROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES31/05/2022
125Uma proposta de sequência didática digital para o ensino de eletroquímicaEnsino digital de eletroquímica: proposta de sequência didáticaSAULO CARVALHO DIASPROF. DR. MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO17/06/2022
126A geometria fractal e a deficiência visual no contexto do ensino de ciências inclusivo e da educação integrativa steamO Tal Fractal: Roteiro DidáticoCARLA MAGNA MOURA DA SILVA SANTOSPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM20/06/2022
127Educação ecológica complexa abordada com ênfase no cerrado: a construção de um paradidático e suas implicações para o ensino de ciênciasElementos do Cerrado e suas relações: trilhando caminhos para uma educação ecológica complexaNAIELLY CHRISTHINY PAZ RODRIGUESPROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES18/08/2022
128Bioma cerrado: alguns elementos em uma perspectiva inclusiva para surdosAprendendo Sobre Cerrado nas Trilhas do Parque Zé Bolo FlôCRISTIANE AMORIM ASSIS FERREIRAPROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM19/08/2022
129Uso de problemas relacionados à urbanização para contextualização no ensino de físicaUso de problemas relacionados à urbanização para contextualização no ensino de FísicaMARCIO JOSE DE SOUZA RIZOPROF. DR. MARCELO PAES DE BARRO09/11/2022
130Crise hídrica: a busca por uma contextualização sociocultural que dialogue com o projeto de vida estudantilCrise hídrica: O diálogo entre a contextualização sociocultural e projeto de vidaPATRÍCIA LORÊRO DA CONCEIÇÃOPROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES07/12/2022
131Conceitos químicos e abordagens experimentais no ensino fundamental: o cotidiano e a natureza em estudoGUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ILUCINÉIA DA PENHA EDUARDOPROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES15/12/2022
132O uso de mapas conceituais em uma sequência didática sobre células no ensino fundamentaSequência Didática com mapas conceituais: promovendo aprendizagens sobre CélulasKLEYVA DE ALMEIDA CASTROPROFA. DRA. LENICY LUCAS DE MIRANDA CERQUEIRA16/12/2022
133Educação ambiental através de uma abordagem temática sobre agrotóxicos e sua toxicologiaSequência Didática: Agrotóxicos e Toxicologia via Abordagem Histórico-CulturalISABELA CAMACHO SILVEIRAPROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES19/12/2022
134Sala de aula invertida: uma proposta didática para o ensino de estados de agregação e transformações da matériaSala de Aula Invertida: uma proposta didática para o ensino de estados de agregação e transformações da matériaERACI MARTINS DA FONSECA VALENTIMPROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES17/02/2023
135Química dos refrigerantes: um paradidático como estratégia pedagógica para o ensino de químicaQuímica dos refrigerantes: sabemos o que bebemos?FELLIPE DA SILVA SANTANNAPROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO24/02/2023
136Ciências da natureza para o tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais-português: explicações e exemplos do cotidianoCIÊNCIAS DA NATUREZA PARA INTÉRPRETES DE LIBRASVANESSA LIMA DOS SANTOS TEIXEIRAPROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES30/03/2023
137O uso do laboratório virtual nas aulas de ciências e biologiaO uso do laboratório virtual nas aulas de ciências e biologiaKAREN LARISSA DE LIMA ORTIZPROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI01/08/2023
138Evolução biológica e diversidade das espécies: uma proposta de criação de sequência didática utilizando as tdics no ensino fundamentalTDICs no contexto escolar!ANA CHRISTINA ROSA CAMPOS DE FREITASPROF. DR. EDWARD BERTHOLINE DE CASTRO31/08/2023
139Química na cozinha: uma sequência didática como estratégia pedagógica para o ensino de químicaQuímica dos alimentos: a ciência por trás do que comemos – uma sequência didática como estratégia pedagógica para o ensino de químicaLUIZ FELIPE ALMEIDA QUEIROZPROF. DR. MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO15/09/2023
140Educação para saúde: do parasita a prevenção. Um guia didático para aulas de ciências da natureza do Ensino Fundamental IIGuia didático: utilizando rotação por estaçõesPriscila Letícia França de MoraisProfa. Dra. Débora Erileia Pedrotti23/11/2023
141CURADORIA DE RECURSOS EDUCACIONAIS PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE APOIO À PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA BNCC E DO NOVO ENSINO MÉDIOPortfólio de recursos educacionaisMariana Cristina Souza AlmeidaProf. Dr. Miguel Jorge Neto01/03/2024
142Entre frascos e fórmulas: um paradidático como estratégia pedagógica para o ensino de químicaEntre frascos e fórmulas: a química dos medicamentosFelipe Bezerra PerinProfa. Dra. Irene Cristina de Mello11/03/2024
143A relação entre a degradação do meio ambiente e variabilidade genética: um livro paradidático para o ensino de genéticaDegradação ambiental e variabilidade genética: o que eu tenho a ver com isso?Fernando Vinicius do Carmo CastroProfa. Dra. Lenicy Lucas de Miranda Cerqueira02/05/2024
144Teatro do oprimido e educação ambiental: a construção de um guia didático transdisciplinarO teatro do oprimido e a Educação Ambiental CríticaMeireane da Costa OliveiraProfa. Dra. Débora Erileia PedrottiProf. Dr. Sandro Luís Costa da Silva24/05/2024
145O ensino de ciências naturais no contexto CTSA: uma proposta didática para a educação de jovens e adultosTransformando o Ensino de Ciências: estratégias didáticas por meio de projetos pedagógicosAna Carolina Leite dos SantosProfa. Dra. Elane Chaveiro Soares24/05/2024
146O uso de almanaque digital como estratégia de ensino-aprendizagem sobre Raios XRaios X: o histórico por trás da descoberta e os seus usos no dia a diaNatállia Roberta SouzaProf. Dr. Frederico Ayres de Oliveira NetoProfa. Dra. Jaqueline Santos Vargas-Plaça22/08/2024
Rolar para cima