1 | Instrumentalizando o ensino de ciências: inclusão de alunos com deficiência visual por meio de conteúdos botânicos | INSTRUMENTO DIDÁTICO BOTÂNICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS VISANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | LURNIO ANTONIO DIAS FERREIRA | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 29/06/2012 |
2 | Trilha interpretativa: um processo de reflexão-na-ação do docente de ciências da natureza | TRILHA INTERPRETATIVA: UM PROCESSO DE REFLEXÃO-NA-AÇÃO DO DOCENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA | EDWARD BERTHOLINE DE CASTRO | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 27/07/2012 |
3 | Equimídi@: uma hipermídia como estratégia pedagógica no ensino de equilíbrio químico | EQUIMÍDI@: UMA HIPERMÍDIA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO | EDIMÁRCIO FRANCISCO DA ROCHA | PROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO | | 01/08/2012 |
4 | Ensino de física para surdos: três estudos de casos da implementação de uma ferramenta didática para o ensino de cinemática | INCLUINDO A FÍSICA: CINEMÁTICA | EVERTON BOTAN | PROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO | | 03/10/2012 |
5 | Paródia: uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia | PARÓDIA: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA | MARCELO LUIZ DA SILVA | PROF. DR. SÉRGIO ROBERTO DE PAULO | | 13/10/2012 |
6 | Aprendizagem significativa crítica de tópicos de física nuclear por meio de aula de campo | GUIA PARA AULA DE CAMPO SOBRE TÓPICOS DE FÍSICA NUCLEAR | SANDRA MARIA GOMES DE SOUSA | PROF. DR. CARLOS RINALDI | | 10/12/2012 |
7 | Petróleo, biocombustíveis, ambiente e desenvolvimento sustentável em mato grosso via ensino de ciências | PETRÓLEO, BIOCOMBUSTÍVEIS, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM MATO GROSSO VIA ENSINO DE CIÊNCIAS | ADEMIR PANIZ | SÉRGIO ROBERTO DE PAULO | | 18/12/2012 |
8 | A metodologia de ensino de marie curie como uma proposta subjacente a abordagem de conceitos físicos nos anos iniciais | A PEDAGOGIA DE MARIE CURIE | DERLI CLERIA DA SILVA CEZAR | PROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO | | 19/12/2012 |
9 | Uma proposta de ensino do tema: meios de produção de eletricidade com uso de hipermídia à luz dos fundamentos da teoria da aprendizagem significativa crítica | CONEXÃO ENERGIA | JORCI PONCE DA SILVA | PROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO | | 21/12/2012 |
10 | Teatro científico: uma ferramenta didática para o ensino de física | ROTEIRO DA PEÇA OMBROS DE GIGANTES | HÉRCULES GIMENEZ | PROF. DR. CARLOS RINALDI | | 08/02/2013 |
11 | Hipermídia termoquim: uma estratégia pedagógica para o ensino de química | HIPERMÍDIA TERMOQUIM: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA | MONICA SANTANA CARDOSO DE ABREU | PROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO | | 08/03/2013 |
12 | Biologia celular em ambiente virtual de aprendizagem a partir da realidade de escolas da rede pública estadual, cuiabá-mt | TECNOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA | CARLOS MAGNO MARTINS DOS ANJOS | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 31/05/2013 |
13 | Modelo atômico quântico: uma alternativa para introdução no ensino médio | MODELO ATÔMICO QUÂNTICO | JAIRO LUIZ MEDEIROS AQUINO JUNIOR | PROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO | | 12/07/2013 |
14 | Vídeos didáticos: uma estratégia metodológica para ensinar conceitos de termodinâmica | VÍDEOS COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS DE FÍSICA DE TERMODINÂMICA | EDEMAR HILLER | PROF. DR. CARLOS RINALDI | | 25/11/2013 |
15 | A aula de campo como alternativa metodológica para o ensino de ciências visando uma aprendizagem significativa | GUIA PARA AULA DE CAMPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS VISANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | JULIANA ARAUJO DO CARMO SALES BARBOSA | PROF. DR. CARLOS RINALDI | | 25/11/2013 |
16 | Quimilig@: contribuições de um guia didático para o ensino de interações atômicas e moleculares na educação básica | QUIMILIG@ | CLAUDIA REGINA SOARES MAGNANI | PROF. DR. IRENE CRISTINA DE MELLO | | 14/02/2014 |
17 | Objetos de aprendizagem: uma alternativa para o ensino de conceitos de eletrostática no ensino médio | A FORÇA ELÉTRICA NOS PÊNDULOS | ALEXANDRE DA SILVA | PROF. DR. CARLOS RINALDI | | 18/02/2014 |
18 | | Aprendizagem Baseada em Projetos em aulas de Física: Conceitos relacionados a Acidentes de Trânsito | ANDERSON AUGUSTO BRITO BURTON | | | 25/02/2014 |
19 | Quimigui@: uma estratégia para elaboração de materiais didáticos textuais de química | QUIMIGUI@ | SONIA BIAGGI ALVES DE ALENCAR | PROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO | | 11/06/2014 |
20 | Ensino de física nos anos inciais do ensino fundamental utilizando aulas de atletismo | EDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO DE FÍSICA NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I | KÁTIA ALESSANDRA FERREIRA ROJAS DO NASCIMENTO | PROFA. DRA. ADRIANA MARQUES TOIGO | | 28/07/2014 |
21 | Utilização de experimentos de baixo custo e de simulações computacionais no ensino de física em escolas públicas | UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS E DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS | ADRIANO MAMEDES SILVA NASCIMENTO | PROF. DR. EDUARDO AUGUSTO CAMPOS CURVO | | 18/08/2014 |
22 | Contribuições de atividades experimentais investigativas na aprendizagem de conteúdos microbiológicos | CADERNO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS MICROBIOLÓGICAS – CAPMICRO | REGINALDO BENEDITO FONTES DE SOUZA | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 20/08/2014 |
23 | Sapiando’: produto educacional para o ensino sobre anfibiofauna na modalidade da educação de jovens e adultos | SAPIANDO’: PRODUTO EDUCACIONAL PARA O ENSINO SOBRE ANFIBIOFAUNA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | DÉBORA DUTRA PINHEIRO | PROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI | | 29/09/2014 |
24 | A beleza da geometria das estações do ano | A BELEZA DA GEOMETRIA DAS ESTAÇÕES DO ANO | MAURINO ATANÁSIO | PROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO | | 29/09/2014 |
25 | Webgincana: uma estratégia didática para o ensino de ciências | WEBGINCANA DA CLONAGE | MIRTES CAMPOS PEREIRA | PROFA. DRA. SALETE KIYOKA OZAKI | | 11/11/2014 |
26 | Reprodutivo – saúde e prevenção nas escolas | MATERIAL PARA O ENSINO DA UMIDADE RELATIVA DO A | JOÃO AMÉRICO ESGANZELA | PROF. DR. MARCELO PAES DE BARRO | | 09/12/2014 |
27 | Debates orientados: uma abordagem da aprendizagem ativa em física para o ensino médio | DEBATES ORIENTADOS | JOSÉ FERREIRA LEITE FILHO | PROF. DR. MAX DE OLIVEIRA ROSS | | 16/12/2014 |
28 | Práticas instrucionais de aprendizagem ativa em física para o ensino médio | ADERNO DE PRÁTICAS INSTRUCIONAIS DE APRENDIZAGEM ATIVA EM FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO | WENDERSON ALVES DE OLIVEIRA | PROF. DR. MAX DE OLIVEIRA ROSS | | 17/12/2014 |
29 | Sistema educatics: software online para auxiliar docentes da educação básica no contexto das tecnologias digitais | EDUCATICS | JOÃO VINÍCIUS FERRAZ DIAS FERREIRA | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 27/02/2015 |
30 | Visualize a sua voz: uma proposta para o ensino de ondas sonoras | VISUALIZE A SUA VOZ: UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE ONDAS SONORAS | MURIEL ANDRÉ DE MOURA | PROF. DR. EDUARDO AUGUSTO CAMPOS CURVO | | 10/03/2015 |
31 | | | MARCOS GONÇALVES GUIMARÃES CORREIA LIMA | | | 17/03/2015 |
32 | Proposta didática: o mapa conceitual à luz das práticas sociais de linguagem | PROPOSTA DIDÁTICA: O MAPA CONCEITUAL À LUZ DAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LINGUAGEM | JÚVIO MARCELO DE ALMEIDA BITTENCOURT | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 22/05/2015 |
33 | A dança como recurso pedagógico no ensino sobre o sistema ósseo: uma proposta de inclusão para alunos surdos | A DANÇA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO SOBRE O SISTEMA ÓSSEO: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO PARA ALUNOS SURDOS | JOSUÉ SHIMABUKO DA SILVEIRA JUNIOR | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 02/06/2015 |
34 | Mapa conceitual como ferramenta para o ensino das leis da termodinâmica | MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DAS LEIS DA TERMODINÂMICA | BENEDITO CARLOS DE JESUS | PROF. DR. CARLOS RINALDI | | 01/07/2015 |
35 | O uso da experimentação como instrumento de ensino de física na formação continuada de professores | GUIA DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE FÍSICA | ALESSANDRO BATISTA DE ARAÚJO | PROF. DR. FREDERICO AYRES DE OLIVEIRA NETO | | 10/07/2015 |
36 | Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de cuiabá mt | NO MUNDO DAS FOLHAS | LEODENIL ALVES DUARTE | PROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI | | 13/08/2015 |
37 | Educação ambiental: uma realidade por meio da aplicação da oficina ‘sou eco 13’ como recurso pedagógico no ensino de ciências | OFICINA ‘SOU ECO 13 | PATRÍCIA MACHADO DE OLIVEIRA | PROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI | | 13/08/2015 |
38 | Sua nova majestade a soja: um paradidático como estratégia pedagógica para o ensino de química em mato grosso | SUA NOVA MAJESTADE: A SOJA | DAIANA DAL PUPO | PROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO | | 14/08/2015 |
39 | O ensino introdutório da teoria da endossimbiose sequencial a luz da teoria da complexidade na educação de jovens e adultos, no município de alta floresta, mt | GUIA – ENSINANDO A TEORIA DA ENDOSSIMBIOSE SEQUENCIAL A LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE NO ENSINO MÉDIO | GRACIELI DA SILVA HENICKA | PROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO | | 24/08/2015 |
40 | Roteiro de aula de ciências à luz da pedagogia waldorf | ROTEIRO DE AULA DE CIÊNCIAS À LUZ DA PEDAGOGIA WALDORF | CLARISSA MOESCH WELTER | PROF. DR. DENILTON CARLOS GAIO | | 26/08/2015 |
41 | Na trilha da aventura: contribuições do role playing game (rpg) como um guia didático para o ensino de química | NA TRILHA DA AVENTURA: ENSINANDO E APRENDENDO QUÍMICA COM RPG | JEFERSON LUCAS ZANIN | PROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO | | 28/08/2015 |
42 | Horta sensorial como apoio aos professores de ciência naturais no contexto da educação inclusiva | GUIA PEDAGÓGICO PARA O ENSINO INCLUSIVO DE TEMAS DE CIÊNCIAS: MORFOLOGIA DE ANGIOSPERMAS | EURICO CABREIRA DOS SANTOS | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 04/09/2015 |
43 | Espia lá: um aplicativo educacional em dispositivo móvel que organiza e facilita o acesso a produtos educacionais | ESPIA LÁ: UM APLICATIVO EDUCACIONAL EM DISPOSITIVO MÓVEL QUE ORGANIZA E FACILITA O ACESSO A PRODUTOS EDUCACIONAIS | ÉRIKA CASSIA DE ALMEIDA SOARES KURPEL DARON | PROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES | | 10/09/2015 |
44 | Plantas medicinais, ensino de biologia e educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola municipal norberto josé gehlen (comunidade flor da serra, matupá, mato grosso | AS PLANTAS MEDICINAIS E O ENSINO DE BIOLOGIA | EVERALDO ANTONIO DILL | PROF. DR. GERMANO GUARIM NETO | | 25/09/2015 |
45 | O gerador elétrico como proposta didática para o ensino de física: da formação continuada ao ensino contextualizado | O GERADOR ELÉTRICO COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA: DA FORMAÇÃO CONTINUADA AO ENSINO CONTEXTUALIZADO | DIRLEI PERIN | PROF. DR. MIGUEL JORGE NETO | | 12/11/2015 |
46 | Teoria da aprendizagem significativa: análise de um curso de formação continuada para professores de biologia | TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA | MARY CARNEIRO REZENDE | PROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI | | 19/11/2015 |
47 | Unidades de ensino potencialmente como estratégia didática para formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental | ALFACIÊNCIAS | ELAINE CRISTINA DA SILVA MOREIRA | PROFA. DRA. MARIA SALETI FERRAZ DIAS FERREIRA | | 30/11/2015 |
48 | Experimentoteca culinária: uma perspectiva lúdica na discussão do conceito de reação química na formação continuada de professores | EXPERIMENTOTECA CULINÁRIA | ADÃO LUIZ PATROCINO | PROFA. DRA. SALETE KIYOKA OZAKI | | 08/12/2015 |
49 | Mapas táteis como recursos didáticos-suporte para o ensino de ciências aos alunos com deficiência visual | GUIA DIDÁTICO DE PRODUÇÃO DE PARA PROFESSORES DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS | VALDITE APARECIDA HEINZEN | PROF. DR. KILWANG KYA KAPITANGO-A-SAMBA | | 14/12/2015 |
50 | Uma proposta de aprendizagem significativa para o ensino médio de conceitos relacionados à eletrização e à lei de coulomb | JOGO DE CARTAS: ELETRIZAÇÃO E LEI DE COULOMB | BEINE JOSÉ DA SILVA | PROF. DR. DENILTON CARLOS GAIO | | 21/12/2015 |
51 | Labhorta: contribuições de um caderno pedagógico para o ensino de biologia e química | CADERNO PEDAGÓGICO LABHORTA: ESPAÇO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS | JULIANA ALVES PEREIRA CAPANEMA | PROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO | | 18/03/2016 |
52 | Experiment@: guia de experimentos com abordagem investigativa para o ensino de química | EXPERIMENT@: ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA | ELISANDRA CHASTEL FRANCISCHINI VIDRIK | PROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO | | 06/04/2016 |
53 | Atividades experimentais como recurso pedagógico ao ensino de ciências naturais e matemática | ATICIÊNCIAS: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM CIÊNCIAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | SENILDE SOLANGE CATELAN | PROF. DR. CARLOS RINALDI | | 02/05/2016 |
54 | Etnoconhecimento como possibilidade de diálogo no ensino de ciências: um estudo de caso na comunidade vale do amanhecer, juruena-mt | O CAMINHO PEDAGÓGICO DA CASTANHA DO BRASIL | ANTONIO CARLOS FANECA SANTOS | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 06/05/2016 |
55 | A utilização das tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e da matemática no ensino médio em alta floresta, mt | FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E DA MATEMÁTICA COM FOCO NA UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS RELACIONADOS À MICROSCOPIA ÓPTICA | SIMONE JOSÉ APARECIDA DA SILVA SANTOS | PROF. DR. EDUARDO AUGUSTO CAMPOS CURVO | | 20/05/2016 |
56 | Um curso de física aplicado à educação escolar indígena | GUIA PARA O ENSINO DAS VARIÁVEIS CLIMATOLÓGICAS NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD | FRANCISCO AMÉRICO DA SILVA | PROF. DR. MARCELO PAES DE BARRO | | 03/06/2016 |
57 | O cogsentidos como facilitador da aprendizagem de estudantes surdos e ouvintes | APRESENTAÇÃO INCLUSIVA DO COGSENTIDOS | TATIANE FERNANDA LOPES HARDOIM | PROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI | | 17/06/2016 |
58 | Unidade de ensino potencialmente significativa: um novo jeito de abordar o tema – o espectro eletromagnético | UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: UM NOVO JEITO DE ABORDAR O TEMA – O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO | CHRISTIANE VALERIA COSTETTI DOS SANTOS ZUBLER | PROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO | | 27/06/2016 |
59 | A contribuição das atividades práticas nos ensinos de física e matemática | GUIA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE FÍSICA | VILSON VALDEMAR RUVER | PROF. DR. MARCELO PAES DE BARRO | | 27/06/2016 |
60 | Contribuições de projetos formativos desenvolvidos na sala de educador ao ensino de ciências naturais do 1° e 2° ciclos | CONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS FORMATIVOS DESENVOLVIDOS NA SALA DE EDUCADOR AO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS DO 1° E 2° CICLOS | JOSIANI LEITNER RIBEIRO | PROF. DR. KILWANG KYA KAPITANGO-A-SAMBA | | 01/07/2016 |
61 | Fractal – a geometria da natureza aplicada no ensino médio no ensino de física | FRACTAL – A GEOMETRIA DA NATUREZA APLICADA NO ENSINO MÉDIO NO ENSINO DE FÍSICA | JOSEMY BRITO DA SILVA | PROF. DR. SÉRGIO ROBERTO DE PAULO | | 19/08/2016 |
62 | Vamos falar de evolução!! A construção de um guia teórico para o ensino de evolução biológica | VAMOS FALAR DE EVOLUÇÃO!! | LARISSA PEDROSO REIS | PROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI | | 16/09/2016 |
63 | Análise do perfil e das necessidades de formação continuada dos professores de matemática que lecionam física nas escolas estaduais do município de sinop – mt | TUTORIAL PARA PROFESSORES QUE LECIONAM FÍSICA: LABORATÓRIO VIRTUAL – PHET | ROSANGELA ROGÉRIA GRIEP | PROF. DR. KILWANG KYA KAPITANGO-A-SAMBA | | 29/11/2016 |
64 | Extração de óleos essenciais por arraste a vapor: sequência didática para proporcionar aprendizagem de conceitos de química | EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS POR ARRASTE A VAPOR: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA PROPORCIONAR APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE QUÍMICA | JOÃO AUGUSTO VALENTIM | PROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES | | 10/03/2017 |
65 | Sala de aula, um sistema autopoiético para a educação em saúde com uso do aplicativo sambi | SALA DE AULA, UM SISTEMA AUTOPOIÉTICO PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM USO DO APLICATIVO SAMBI | MONICA ÉRIKA PARDIN STEINERT | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 22/03/2017 |
66 | Planejamento: otimizando o ensino de química para eja por meio de temas do cotidiano | PLANEJAMENTO: OTIMIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA PARA EJA | DANIELA RAPHANHIN DA SILVA | PROFA. DRA. SALETE KIYOKA OZAKI | | 26/05/2017 |
67 | Partículas elementares no 4 ano do ensino fundamental: uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas | PARTÍCULAS ELEMENTARES NO 4 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PRIMEIRA ABORDAGEM VIA UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS | CÉLIA MÔNICA PINHEIRO ORMOND | PROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO | | 22/06/2017 |
68 | Déficit de aprendizagem na visão da inclusão: material alternativo como facilitador da aprendizagem de operações de cálculos numéricos: estudo de caso | DÉFICIT DE APRENDIZAGEM NA VISÃO DA INCLUSÃO: MATERIAL ALTERNATIVO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES DE CÁLCULOS NUMÉRICOS: ESTUDO DE CASO | ZEINA APARECIDA DE ARRUDA | PROF. DR. SÉRGIO ROBERTO DE PAULO | | 07/07/2017 |
69 | O silêncio diz muito: a educação em sexualidade como mecanismo de empoderamento da criança | O SILÊNCIO DIZ MUITO: A EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE COMO MECANISMO DE EMPODERAMENTO DA CRIANÇA | LEIZE LIMA DE OLIVEIRA | PROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI | | 11/08/2017 |
70 | A história da ciência viabilizando a contextualização no ensino de física | A HISTÓRIA DA CIÊNCIA VIABILIZANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA | RICARDO FIGUEIREDO SANTOS | PROF. DR. FREDERICO AYRES DE OLIVEIRA NETO | | 21/08/2017 |
71 | O uso de parques urbanos para o ensino de ciências e biologia na cidade de cuiabá | O USO DE PARQUES URBANOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA CIDADE DE CUIABÁ | REICLA LARISSA JAKIMIM SCHMIDT VILLELA | PROFA. DRA. MARIA SALETI FERRAZ DIAS FERREIRA | | 21/11/2017 |
72 | Uma proposta de sequência didática para o ensino de eletrólise na educação básica | UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETRÓLISE NA EDUCAÇÃO BÁSICA | ANA LAURA DA SILVA MARTINS | PROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES | | 24/11/2017 |
73 | Ensino de conceitos de termodinâmica: estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem em física | ENSINO DE CONCEITOS DE TERMODINÂMICA: ESTAÇÃO METEOROLÓGICA COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA | RITA DE CÁSSIA CONTIM | PROF. DR. MARCELO PAES DE BARRO | | 05/12/2017 |
74 | Utilização dos espaços alternativos de aprendizagens na escola: possibilidades para a iniciação científica como estratégia para o ensino de biologia | GUIA DIDÁTICO PARA UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS ALTERNATIVOS DE APRENDIZAGENS NA ESCOLA | MUNIR KASSEN FARES | PROFA. DRA. MARIA SALETI FERRAZ DIAS FERREIRA | | 23/01/2018 |
75 | Sequências didáticas e canteiros de ervas aromáticas: estratégias para aprendizagem signivicativa de conteúdos botânicos no ensino médio | SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E CANTEIROS DE ERVAS AROMÁTICAS: ESTRATÉGIAS PARA APRENDIZAGEM SIGNIVICATIVA DE CONTEÚDOS BOTÂNICOS NO ENSINO MÉDIO | EDMAN WEVERTON DO PRADO | PROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI | | 07/05/2018 |
76 | Uma proposta de ueps para o ensino da eletricidade e magnetismo | UEPS PARA PROFESSORES | CHARLES ADRIANO OURIVES CORRÊA | PROF. DR. MIGUEL JORGE NETO | | 06/06/2018 |
77 | A olimpíada mato-grossense de química e as tic: melhorando o rendimento escolar | A OLIMPÍADA MATO-GROSSENSE DE QUÍMICA E AS TIC: MELHORANDO O RENDIMENTO ESCOLAR | VAGNER JOSÉ MARTINS | PROFA. DRA. SALETE KIYOKA OZAKI | | 24/07/2018 |
78 | Educação ambiental na educação básica: uma alternativa significativa por meio da inserção de aula de campo | GUIA DE AULA DE CAMPO | ANA FLAVIA SILVIA DE ASSIS | PROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI | | 16/08/2018 |
79 | Atividades experimentais para a construção de conceitos em hidrostática e hidrodinâmica | REDESCOBRINDO: UM JOGO DE TABULEIRO PARA COMPREENDER CONCEITOS LIGADOS ÀS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SOBRE HIDRODINÂMICA E HIDROSTÁTICA | ARIADNE CARLA SOARES NEVES FONSECA | PROF. DR. FREDERICO AYRES DE OLIVEIRA NETO | | 24/08/2018 |
80 | Horta escolar: possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral | HORTA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE UM RECURSO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR EM UMA ESCOLA INTEGRAL | KATIUSCIA RODRIGUES | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 24/09/2018 |
81 | Conservação de alimentos: uma sequência didática interativa na perspectiva ctsa | CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA NA PERSPECTIVA CTSA | ELIANE GLERIAN LEITE | PROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES | | 04/10/2018 |
82 | A química do canjinjim: na interface entre a cultura e o ensino de ciências | A QUÍMICA DO CANJINJIM: NA INTERFACE ENTRE A CULTURA E A CIÊNCIA | FABIA ELAINE FERREIRA DE MELO | PROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES | | 29/11/2018 |
83 | A interdisciplinaridade auxiliando a construir conceitos químicos com a temática água | RELATO DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ABORDANDO A TEMÁTICA ÁGUA NO ENSINO MÉDIO | MARIA APARECIDA ARAÚJO SOFTOV | PROFA. DRA. SALETE KIYOKA OZAKI | | 01/02/2019 |
84 | Educação ambiental e a teoria da complexidade: o ensino de química abordado pela problematização do ambiente | EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA INTER-RELAÇÃO SOCIOCULTURAL COM OS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS | IZABEL CRISTINA BRITO TEIXEIRA DE MORAES | PROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES | | 11/02/2019 |
85 | Aprendizagem de processos bioquímicos de panificação por alunos do ensino médio no contexto inclusivo e colaborativo | O PÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO | MARINALVA GOMES | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 25/02/2019 |
86 | Avaliação formativa em processos de ensino e aprendizagem de química: um estudo da temática socioambiental resíduo sólido | DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS:UMA PROPOSTA AVALIATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA | LAÍS REGINA FRANÇA | PROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES | | 20/03/2019 |
87 | Software educacional aplicado ao estudo dos ácidos nucleicos, expressão e mutação gênica | BIO GENÉTICA – SOFTWARE EDUCACIONAL APLICADO AO ESTUDO DOS ÁCIDOS NUCLEICOS, EXPRESSÃO E MUTAÇÃO GÊNICA | MONIKA MICHELLY APARECIDA NUNES | PROFA. DRA. LENICY LUCAS DE MIRANDA CERQUEIRA | | 25/03/2019 |
88 | Física aplicada ao ensino de técnicas policiais – faetp | FASCÍCULO – TÓPICOS DE FÍSICA APLICADA AO ENSINO DE TÉCNICAS POLICIAIS | JEFFERSON DOS SANTOS DUCCA | PROF. DR. MIGUEL JORGE NETO | | 27/03/2019 |
89 | As mudanças climáticas no contexto escolar, das ciências da natureza e no ensino de biologia | OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS | ALEXANDRE FAGUNDES CESÁRIO | PROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI | | 04/07/2019 |
90 | O caráter corpuscular da radiação através do efeito fotoelétrico: uma proposta didática | O caráter corpuscular da radiação através do efeito fotoelétrico: uma proposta didática | CLÉIA NEVES BUENO | PROF. DR. FREDERICO AYRES DE OLIVEIRA NETO | | 22/07/2019 |
91 | Robótica educacional no ensino de física para o ensino médio via aprendizagem ativa. | MANUAL DE ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE FÍSICA | EROS JOÃO DAMASCENO BAZAN | PROF. DR. MAX DE OLIVEIRA ROSS | | 29/07/2019 |
92 | Paradidático como estratégia pedagógica para o ensino de química: aprendendo com uma planta chamada cana-de-açúcar | QUIMICANA | KARINA SASSO FERNANDES | PROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO | | 29/08/2019 |
93 | Ensino de química em destaque: proposta de sequência didática para o estudo de soluções | ENSINO DE QUÍMICA EM DESTAQUE: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE SOLUÇÕES | HANDERSON RODRIGO ALVES | PROF. DR. MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO | | 18/09/2019 |
94 | Epistemologia e ensino de ciências: uma proposta de formação para professores de química e ciências naturais | Epistemologia para o Ensino de Ciências | ANDREZA ESTÉFANE SILVEIRA GONÇALVES | PROF. DR. MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO | | 02/10/2019 |
95 | Cerâmicas e interações cts: uma abordagem experimental para o ensino de química e o estudo de zonas de sentidos dos sujeitos envolvidos na pesquisa | Cerâmicas e Interações CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade): Uma Abordagem Experimental para o Ensino de Química | MIRELE CRISTINA FURLAN ROCHA | PROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES | | 12/12/2019 |
96 | O desenvolvimento profissional docente e o diálogo entre ciência e religião | Ciência e religião no ensino de ciências naturais: pode isso? | ANA PAULA ALBONETTE DE NÓBREGA | PROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES | | 16/12/2019 |
97 | Projeto e avaliação de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre cinemática escalar: uma abordagem fundamentada no conceito de demanda de aprendizagem | GUIA DO PROFESSOR – SEQUÊNCIA DIDÁTICA (TLS) EM CINEMÁTICA ESCALAR | SILVANE TORTELLI GUARREZI | PROF. DR. MARCELO PAES DE BARRO | | 17/02/2020 |
98 | Educação em saúde com adolescentes no aspecto | EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES NO ASPECTO REPRODUTIVO – SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS | JÉSSICA FLÁVIA DA SILVA OLIVEIRA | PROFA. DRA. LENICY LUCAS DE MIRANDA CERQUEIRA | | 19/03/2020 |
99 | Uma proposta de capacitação para elaboração de aulas de ciências inclusivas | Acessibilidade e Inclusão para o Ensino de Ciências | SUELEN ESTULANO MARÇAL | PROFA. DRA. IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO | | 27/03/2020 |
100 | Ferramentas didáticas no ensino de óptica: uma pesquisa aplicada com os educandos do terceiro ano do ensino médio de rio branco-mt | Jogo da Trilha Óptica | ALZIRA SILVA MOREIRA | PROF. DR. FREDERICO AYRES DE OLIVEIRA NETO | | 30/03/2020 |
101 | Química forense para o ensino de química: uma abordagem lúdica e experimental a partir de um livro paradiático | Química forense: uma abordagem lúdica e experimental a partir de um livro paradiático | DOUGLAS FREITAS DE OLIVEIRA | PROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES | | 24/07/2020 |
102 | Protozoários “vilões ou mocinhos”? Sua importância ecológica nos ecossistemas: uma proposta inclusiva para aulas de ciências | PROTOZOÁRIOS “VILÕES OU MOCINHOS”? A SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA NOS ECOSSISTEMAS: UMA PROPOSTA INCLUSIVA PARA AULAS DE CIÊNCIAS | JOSEFA SILVA DOS SANTOS | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 21/08/2020 |
103 | O jardim sensorial como espaço de aprendizagem para o ensino de ciências naturais e biologia | O JARDIM SENSORIAL COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLOGIA | FLAVIA KAROLINA PEREIRA BARRETO BETTIOL | PROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI | Profa. Dra. Giseli Dalla Nora | 30/09/2020 |
104 | Estratégias de ensino por meio de analogias: uma proposta de guia didático para professores de química | QUÍMICA COM ANALOGIAS GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA | ROSIANE ALEXANDRE PENA GUIMARÃES | PROF. DR. MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO | | 08/12/2020 |
105 | Tema sociocientífico em ciências naturais: uma proposta de paradidático para o estudo dos agrotóxicos | AGROTÓXICOS EM FOCO | NÚBIA DUARTE DA CRUZ | PROF. DR. MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO | | 11/12/2020 |
106 | Educação em ciências naturais para estudantes surdos: potencialidades e desafios no uso de uma plataforma virtual | PLATAFORMA VIRTUAL PARA O CENTRO ESTADUAL DE ATENDIMENTO E APOIO AO DEFICIENTE AUDITIVO – CEAADA | JOELSON MARCELO DE MIRANDA | PROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI | | 17/12/2020 |
107 | Jogos e aprendizagem híbrida: desafios e possibilidades didáticas colaborativas no ensino de genética | ROTEIRO PARA O PROFESSOR: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS COLABORATIVAS NO ENSINO DE GENÉTICA | LUCIELE MATOS DO CARMO COSTA | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 26/02/2021 |
108 | A função social do ensino de química no sentido de um protagonismo juvenil no contexto da economia solidária | PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DO ÓLEO DE SOJA REUTILIZÁVEL NO CONTEXTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA | CREIDE DO NASCIMENTO SILVA DE PAULA AZEVEDO | PROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES | | 03/03/2021 |
109 | Proposta de uma sequência didática para o estudo dos transgênicos a partir da abordagem cts | Transgênicos em Pauta – Guia didático para o ensino dos transgênicos | JONISE MARQUES DE OLIVEIRA | PROFA. DRA. LENICY LUCAS DE MIRANDA CERQUEIRA | | 24/03/2021 |
110 | Reflexões sobre o conceito de alimentação saudável para o ensino de ciências e biologia | Possibilidades para a promoção da alimentação saudável: tema transversal contemporâneo | ARGILENA CARDOSO AMARAL LEITE | PROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI | | 26/03/2021 |
111 | O ensino de genética no contexto da educação do campo: uma sequência de ensino por investigação | Genética: o Ensino por Investigação para Professores | KÁSSIA PAULA OLIVEIRA DA SILVA | PROFA. DRA. LENICY LUCAS DE MIRANDA CERQUEIRA | | 31/03/2021 |
112 | Ecologia do solo e a contextualização dos conceitos de ácido, base e equilíbrio químico | Ecologia do solo e a contextualização dos conceitos de ácido, base e equilíbrio químico | ADRIANA PAULA DE OLIVEIRA FRANCO | PROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES | | 31/03/2021 |
113 | Aprendizagem baseada em projetos em aulas de física: conceitos relacionados a acidentes de trânsito | Aprendizagem baseada em projetos em aulas de física: conceitos relacionados a acidentes de trânsito | ANDREIA GOMES FURTADO AGUILLERA | PROF. DR. MIGUEL JORGE NETO | | 18/06/2021 |
114 | História da ciência para formação docente face à relação ciência e religião | Ensino de Ciências Naturais na Interface com a Religião: subsídios teóricos e historiográficos | SUZILENE DAMAZIO DE LARA CAMPOS | PROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES | | 20/08/2021 |
115 | O letramento científico e o pensamento crítico na era da hiperinformação: promovendo imunidade contra as pseudociências e a anticiência | #ChecandoComCiência | ODENILTON JÚNIOR FERREIRA DOS SANTOS | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 21/09/2021 |
116 | O experimento do balde de newton sob a interpretação da mecânica newtoniana e da mecânica relacional | Pelos caminhos da Mecânica Relacional : Atividades para sala de aula | LUCIANA VITAL DANTAS SOUZA | PROF. DR. FREDERICO AYRES DE OLIVEIRA NETO | | 26/11/2021 |
117 | A ludicidade como estratégia no ensino de física no ensino fundamental | MALETA DINÂMICA: LUDICIDADE NO ENSINO DE FÍSICA | JOÃO FERREIRA FONSECA | PROF. DR. FREDERICO AYRES DE OLIVEIRA NETO | | 09/12/2021 |
118 | Connect park: um aplicativo mobile para interações no bioma cerrado na perspectiva do ensino de ciências naturais inclusivo | ROTEIRO DIDÁTICO PARA AULA DE CAMPO COM O APLICATIVO MOBILE CONNECT PARK | DOUGLAS MENDONÇA GARIN | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 20/12/2021 |
119 | A curricularização da extensão e os desafios para a formação docente | Ciências Naturais em Extensão: Proposta de Projeto | NATÁLIA ÁVILA MORAES | PROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES | | 20/12/2021 |
120 | Atividade lúdica no ensino de química: uma proposta de guia didático para o estudo de termoquímica | Entre o cotidiano e a Ciência: Debates Termoquímicos | GENIVANIA SILVA OLIVEIRA MARTINS | PROF. DR. MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO | | 25/02/2022 |
121 | Feira de ciências e mostras: propostas para a alfabetização científica | FEIRAS E MOSTRAS CIENTÍFICAS: Orientações para o projeto de Pesquisa | ENEIDA APARECIDA JEZUR KATO | PROFA. DRA. LENICY LUCAS DE MIRANDA CERQUEIRA | | 28/03/2022 |
122 | Modelos virtuais e modelagem didática: uma abordagem significativa para o ensino da embriologia animal – do zigoto à neurulação | Modelos Virtuais e Modelagem Didática: uma abordagem significativa para o ensino da embriologia animal – do zigoto à neurulação | CARLOS FARIA SILVA | PROF. DR. EDWARD BERTHOLINE DE CASTRO | | 30/03/2022 |
123 | Resíduos sólidos e educação ambiental: possibilidade de vivenciar uma proposta de sequência de ensino investigativa | Resíduos Sólidos e Educação Ambiental: possibilidade de vivenciar uma proposta de sequência de ensino investigativa | ROSINEY SILVA NEVES | PROF. DR. EDWARD BERTHOLINE DE CASTRO | | 12/04/2022 |
124 | Jogo didático: atividade significativa no ensino de configuração eletrônica | Jogando com o Diagrama de Linus Pauling | ESTELITA SIMÕES | PROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES | | 31/05/2022 |
125 | Uma proposta de sequência didática digital para o ensino de eletroquímica | Ensino digital de eletroquímica: proposta de sequência didática | SAULO CARVALHO DIAS | PROF. DR. MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO | | 17/06/2022 |
126 | A geometria fractal e a deficiência visual no contexto do ensino de ciências inclusivo e da educação integrativa steam | O Tal Fractal: Roteiro Didático | CARLA MAGNA MOURA DA SILVA SANTOS | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 20/06/2022 |
127 | Educação ecológica complexa abordada com ênfase no cerrado: a construção de um paradidático e suas implicações para o ensino de ciências | Elementos do Cerrado e suas relações: trilhando caminhos para uma educação ecológica complexa | NAIELLY CHRISTHINY PAZ RODRIGUES | PROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES | | 18/08/2022 |
128 | Bioma cerrado: alguns elementos em uma perspectiva inclusiva para surdos | Aprendendo Sobre Cerrado nas Trilhas do Parque Zé Bolo Flô | CRISTIANE AMORIM ASSIS FERREIRA | PROFA. DRA. EDNA LOPES HARDOIM | | 19/08/2022 |
129 | Uso de problemas relacionados à urbanização para contextualização no ensino de física | Uso de problemas relacionados à urbanização para contextualização no ensino de Física | MARCIO JOSE DE SOUZA RIZO | PROF. DR. MARCELO PAES DE BARRO | | 09/11/2022 |
130 | Crise hídrica: a busca por uma contextualização sociocultural que dialogue com o projeto de vida estudantil | Crise hídrica: O diálogo entre a contextualização sociocultural e projeto de vida | PATRÍCIA LORÊRO DA CONCEIÇÃO | PROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES | | 07/12/2022 |
131 | Conceitos químicos e abordagens experimentais no ensino fundamental: o cotidiano e a natureza em estudo | GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I | LUCINÉIA DA PENHA EDUARDO | PROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES | | 15/12/2022 |
132 | O uso de mapas conceituais em uma sequência didática sobre células no ensino fundamenta | Sequência Didática com mapas conceituais: promovendo aprendizagens sobre Células | KLEYVA DE ALMEIDA CASTRO | PROFA. DRA. LENICY LUCAS DE MIRANDA CERQUEIRA | | 16/12/2022 |
133 | Educação ambiental através de uma abordagem temática sobre agrotóxicos e sua toxicologia | Sequência Didática: Agrotóxicos e Toxicologia via Abordagem Histórico-Cultural | ISABELA CAMACHO SILVEIRA | PROFA. DRA. MARIUCE CAMPOS DE MORAES | | 19/12/2022 |
134 | Sala de aula invertida: uma proposta didática para o ensino de estados de agregação e transformações da matéria | Sala de Aula Invertida: uma proposta didática para o ensino de estados de agregação e transformações da matéria | ERACI MARTINS DA FONSECA VALENTIM | PROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES | | 17/02/2023 |
135 | Química dos refrigerantes: um paradidático como estratégia pedagógica para o ensino de química | Química dos refrigerantes: sabemos o que bebemos? | FELLIPE DA SILVA SANTANNA | PROFA. DRA. IRENE CRISTINA DE MELLO | | 24/02/2023 |
136 | Ciências da natureza para o tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais-português: explicações e exemplos do cotidiano | CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA INTÉRPRETES DE LIBRAS | VANESSA LIMA DOS SANTOS TEIXEIRA | PROFA. DRA. ELANE CHAVEIRO SOARES | | 30/03/2023 |
137 | O uso do laboratório virtual nas aulas de ciências e biologia | O uso do laboratório virtual nas aulas de ciências e biologia | KAREN LARISSA DE LIMA ORTIZ | PROFA. DRA. DÉBORA ERILEIA PEDROTTI | | 01/08/2023 |
138 | Evolução biológica e diversidade das espécies: uma proposta de criação de sequência didática utilizando as tdics no ensino fundamental | TDICs no contexto escolar! | ANA CHRISTINA ROSA CAMPOS DE FREITAS | PROF. DR. EDWARD BERTHOLINE DE CASTRO | | 31/08/2023 |
139 | Química na cozinha: uma sequência didática como estratégia pedagógica para o ensino de química | Química dos alimentos: a ciência por trás do que comemos – uma sequência didática como estratégia pedagógica para o ensino de química | LUIZ FELIPE ALMEIDA QUEIROZ | PROF. DR. MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO | | 15/09/2023 |
140 | Educação para saúde: do parasita a prevenção. Um guia didático para aulas de ciências da natureza do Ensino Fundamental II | Guia didático: utilizando rotação por estações | Priscila Letícia França de Morais | Profa. Dra. Débora Erileia Pedrotti | | 23/11/2023 |
141 | CURADORIA DE RECURSOS EDUCACIONAIS PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE APOIO À PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA BNCC E DO NOVO ENSINO MÉDIO | Portfólio de recursos educacionais | Mariana Cristina Souza Almeida | Prof. Dr. Miguel Jorge Neto | | 01/03/2024 |
142 | Entre frascos e fórmulas: um paradidático como estratégia pedagógica para o ensino de química | Entre frascos e fórmulas: a química dos medicamentos | Felipe Bezerra Perin | Profa. Dra. Irene Cristina de Mello | | 11/03/2024 |
143 | A relação entre a degradação do meio ambiente e variabilidade genética: um livro paradidático para o ensino de genética | Degradação ambiental e variabilidade genética: o que eu tenho a ver com isso? | Fernando Vinicius do Carmo Castro | Profa. Dra. Lenicy Lucas de Miranda Cerqueira | | 02/05/2024 |
144 | Teatro do oprimido e educação ambiental: a construção de um guia didático transdisciplinar | O teatro do oprimido e a Educação Ambiental Crítica | Meireane da Costa Oliveira | Profa. Dra. Débora Erileia Pedrotti | Prof. Dr. Sandro Luís Costa da Silva | 24/05/2024 |
145 | O ensino de ciências naturais no contexto CTSA: uma proposta didática para a educação de jovens e adultos | Transformando o Ensino de Ciências: estratégias didáticas por meio de projetos pedagógicos | Ana Carolina Leite dos Santos | Profa. Dra. Elane Chaveiro Soares | | 24/05/2024 |
146 | O uso de almanaque digital como estratégia de ensino-aprendizagem sobre Raios X | Raios X: o histórico por trás da descoberta e os seus usos no dia a dia | Natállia Roberta Souza | Prof. Dr. Frederico Ayres de Oliveira Neto | Profa. Dra. Jaqueline Santos Vargas-Plaça | 22/08/2024 |